Conecte-se Conosco

WEB RADIO DESTAQUE DO IVAÍ



 

Eleições 2020

Conheça as facilidades do aplicativo E-título

Publicado

em

Apesar de todas as medidas de segurança que vêm sendo adotadas, ainda há algum risco de contaminação durante a votação nas eleições de 2020. Em virtude disso, a Justiça Eleitoral lançou um aplicativo para celular – chamado E-título – que permite a realização de diversos serviços virtualmente e, em algumas hipóteses, substitui o documento original.

O aplicativo já foi baixado por mais de 10 milhões de pessoas e conta com vários serviços que facilitam o dia da votação. Além de não precisar justificar a ausência às urnas presencialmente, ele permite emitir certificados oficiais, consultar o local de votação, checar pendências de documentos, se cadastrar para mesário ou voluntário, além de sanar possíveis dúvidas dos eleitores na área de “perguntas frequentes”.

A ferramenta viabiliza tirar a certidão de quitação eleitoral e a certidão de “Nada Consta” criminal eleitoral – tudo sem fazer o usuário se dirigir a algum posto e, com isso, se expor sem necessidade.

A Justiça Eleitoral recomenda que todos baixem o app. Ele poderá ser usado como documento oficial para apresentação na sessão eleitoral. Para baixá-lo, é só inserir CPF, data de nascimento e filiação. O sistema localiza o título e o cidadão recebe uma senha de acesso.

Medidas de biossegurança

Para evitar movimentação no dia e respeitar o distanciamento, os locais estarão preparados para tornar o processo seguro. O presidente do TSE, Luiz Roberto Barroso, afirma ter consultado especialistas para determinar as recomendações.

Os mesários passaram por treinamentos para seguir protocolos e conduzir os eleitores para o registro do voto. As máscaras continuam obrigatórias para todos; o uso do álcool em gel acontecerá entre uma ação e outra, toda vez que for preciso contato com objetos da sala, como caneta, caderno de registro e urna; as filas serão organizadas para que a distância entre uma pessoa e outra seja cumprida; a biometria estará suspensa e não haverá contato direto com o mesário.

O cidadão poderá mostrar seu documento ou o celular com o E-título à distância.

É o caso de Beatriz Maria (26), designer e eleitora da Zona Sul paulista. Ela já instalou o aplicativo e conta a experiência: “Foi muito rápido. Em menos de quatro minutos já preenchi com meus dados e recebi a senha. Achei o sistema moderno e acredito que seja bom para a população”.

Anúncio

 

 

Instagram

CBX Insta Photos: Possible list of errors

  • Error retrieving data

Follow Me on Instagram

Facebook

Mais lidas

Copyright © 2019 - Grupo EDA **** CNPJ: 35.301.283/0001-96 **** www.grupoeda.com.br ****Contato: 43 9818-7783 ****

RSS
Follow by Email