Conecte-se Conosco

WEB RADIO DESTAQUE DO IVAÍ



 

Cidades

Matinhos – Golfinho é encontrado morto em balneário

Publicado

em

Um golfinho foi encontrado morto no balneário Inajá, em Matinhos, no litoral do Paraná. De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), a carcaça recolhida trata-se de um boto-cinza, Sotalia guianensis, com 1,84 metros de comprimento.

O caso aconteceu na segunda-feira (13), mas foi divulgado pelo LEC nesta quarta-feira (15). O animal foi encaminhado para a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para ser realizada a necropsia, mas não foi possível definir a causa da morta devido ao processo de decomposição dos tecidos.

Conforme o LEC, foi possível verificar apenas que era um macho. Amostras biológicas foram coletadas para análises futuras sobre as espécies e a saúde do ecossistema costeiro e marinho.

O LEC ainda orienta para que em caso de avistar algum animal, como tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada, é importante entrar em contato com a equipe pelo telefone 0800 642 3341.

A espécie

O laboratório informou que essa espécie de golfinho é a avistada com maior frequência na região costeira do litoral do estado e aparece na costa brasileira desde a Baía Norte em Florianópolis (SC), até a região norte.

O boto-cinza se alimenta de peixes, lula e camarão, tem um filhote por vez e os adultos podem chegar a mais de dois metros de comprimento, segundo o LEC.

A espécie está ameaçada de extinção na costa brasileira. De acordo com os especialistas, a principal ameaça é a alteração do ambiente onde vivem pela poluição sonora, química e dejetos de efluentes urbanos.

Outros pontos que prejudicam a espécie são: o intenso trânsito de embarcações, o desenvolvimento urbano desordenado, a destruição das encostas, uso de agrotóxicos e outros compostos químicos na indústria, e atividades pesqueiras ilegais.

Anúncio

 

 

Instagram

CBX Insta Photos: Possible list of errors

  • Error retrieving data

Follow Me on Instagram

Facebook

Mais lidas

Copyright © 2019 - Grupo EDA **** CNPJ: 35.301.283/0001-96 **** www.grupoeda.com.br ****Contato: 43 9818-7783 ****

RSS
Follow by Email