Cidades
Casos de Aids em Curitiba caem pela metade em quatro anos

Os casos de Aids em Curitiba caíram pela metade em quatro anos, de acordo com a prefeitura. Esse dado foi divulgado no 1º boletim epidemiológico de HIV/Aids.
A Secretaria Municipal da Saúde lançou o boletim na sexta-feira (29), e o documento faz a avaliação estatística sobre os números da doença na cidade.
Redução de 50,8%
Segundo a administração municipal, o relatório tem os dados de 2018 e mostrou a redução de 50,8% dos casos de Aids em quatro anos.
No ano passado, a cada 100 mil habitantes, 12,2 tinham a doença. Em 2014, eram 24,2 pessoas com doença – considerando o mesmo número de moradores.
Além disso, conforme o boletim, houve a redução de 30% na mortalidade pela Aids no mesmo período.
O documento apontou que o coeficiente de mortalidade passou de 7,8 a cada 100 mil habitantes em 2014 para 5,4 em 2018.

Dia Mundial de Luta contar o HIV/Aids
No domingo (1º), é celebrado o Dia Mundial de Luta contra o HIV/Aids.
Curitiba oferece o tratamento a portadores do vírus nas 111 unidades de saúde do município, de acordo com a prefeitura. Também é possível fazer o teste para HIV/Aids em todas as unidades de saúde.
Para fazer o teste rápido, é preciso ir até o Centro de Orientação de Aconselhamento (COA), que fica na Rua do Rosário, nº 144, 6º andar, no Centro.
Homens também podem fazer o teste na Rua Brigadeiro Franco, nº 1300, no Centro. Nesse local, o horário é alternativo: das 17h às 22h.
