Conecte-se Conosco

WEB RADIO DESTAQUE DO IVAÍ



 

Cidades

Cambira – Projeto “Família Canguru” teve seu último encontro de 2019 ontem (19)

Publicado

em

Na noite de terça-feira, dia 19 de novembro, no Clube do Idoso de Cambira, foi realizado o quinto e último encontro do ano de 2019 do Projeto “Família Canguru”, um projeto que realiza encontros mensais com as gestantes para a discussão de diversos temas relacionados à gestação e ao puerpério.

O grupo contou com a participação de 25 gestantes e teve a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Vanessa Marques da Silva Leal e da vereadora Elenice Barriquelo, que apóiam o Projeto. A enfermeira Edilúcia fez a abertura relatando que a Secretária de Saúde e vice-prefeita Ana Lúcia de Oliveira não pôde estar presente devido estar participando de um importante Fórum sobre Novas Abordagens em Saúde Mental, mas que deixou um grande abraço a todas e uma mensagem: que as gestantes são muito importantes para a Autarquia de Saúde e que esse projeto irá continuar no próximo ano com todo apoio da Autarquia Municipal de Saúde.

A profissional convidada foi a fisioterapeuta Leda Moreira Lima Souza, que atua na cidade de Califórnia e falou sobre a Shantalauma técnica de massagem milenar feita pelas mães em seus bebês, originária do Sul da Índia. Essa massagem fortalece o vínculo afetivo que já existe entre mãe e filho e também pode ser realizada por outros membros da família, trazendo inúmeros benefícios para a saúde do bebê. Leda demonstrou alguns movimentos de massagem que as mães podem aplicar nos bebês.

Outra técnica ensinada também pela fisioterapeuta foi o banho de balde, que não é uma técnica nova, mas tem sido muito usada nos últimos anos pela sua eficácia em proporcionar bem-estar e relaxamento aos bebês. O banho consiste em pegar um balde, encher com água morna e deixar o bebê imerso na água. A ideia é simular uma volta ao útero materno para dar segurança, pois é um lugar de calma, paz e tranquilidade para o bebê.

A prática é muito parecida com o ofurô dos adultos e, por isso, algumas pessoas conhecem o banho de balde como banho de ofurô.

A enfermeira Edilúcia finalizou o encontro fazendo um resumo de todos os temas que foram trabalhados neste ano de 2019 e ainda um pouco sobre o retorno à casa e adaptação como os cuidados com a gestante, serviços domésticos, contribuição do pai nos cuidados, puericultura e abordou o planejamento familiar.  Também agradeceu à toda equipe da Saúde pela contribuição e organização dos encontros. Agradeceu também a parceria da Secretaria de Educação por colaborar com as frutas e o suco de frutas para o lanche de todos os encontros.

O encontro terminou com o sorteio de brindes doados pelo comércio local e um delicioso lanche com frutas, suco natural, sanduíches, torta de frango e um bolo encomendado especialmente para o último encontro.

Anúncio

 

 

Instagram

CBX Insta Photos: Possible list of errors

  • Error retrieving data

Follow Me on Instagram

Facebook

Mais lidas

Copyright © 2019 - Grupo EDA **** CNPJ: 35.301.283/0001-96 **** www.grupoeda.com.br ****Contato: 43 9818-7783 ****

RSS
Follow by Email