Conecte-se Conosco

WEB RADIO DESTAQUE DO IVAÍ



 

Cidades

Curitiba vai sediar os Jogos para Transplantados, competição pioneira no Brasil

Publicado

em

Curitiba vai ser sede de uma competição esportiva inédita no Brasil. Nesta quarta-feira (28/8), o prefeito Rafael Greca anunciou a realização dos Jogos Brasileiros para Transplantados.

A competição será feita nos dias 21 a 24 de novembro e vai reunir esportistas do Brasil inteiro que passaram por algum transplante de órgão ou doaram algum órgão. Serão seis modalidades: natação, tênis, atletismo, corrida de rua, ciclismo e triatlo.

“Esses jogos são uma ideia muito bonita, muito inteligente. Fazer outra pessoa viver com um órgão transplantado é muito bonito”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Os Jogos Brasileiros para Transplantados serão coordenados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com apoio e cooperação técnica da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx). A competição já tem uma edição latino-americana e também mundial e agora Curitiba será a pioneira em um campeonato nacional.

O diretor regional da ABTx Paraná, Rodrigo Swinka, explicou que o principal objetivo é a conscientização sobre doação de órgãos. Um doador de órgão pode salvar até oito vidas.

“Queremos divulgar o assunto e conversar com as famílias sobre o desejo de doar órgãos”, explicou Swinka, que recebeu um rim doado pela mãe há 20 anos e já participou dos jogos Latino-americanos para Transplantados, no ano passado.

“É preciso falar da importância da doação de órgãos para que a vida continue em sua plenitude, mesmo depois da nossa morte”, disse Greca.

Os órgãos que podem ser doados são córneas, rins, coração, pulmão, fígado, ossos, tecidos (pele) e medula óssea.

Competição

As inscrições para participar dos Jogos Brasileiros para Pessoas Transplantadas são gratuitas e serão abertas em setembro. Poderão ser feitas pelo site www.abtx.com.br.

Dentre os principais benefícios da atividade física estão o combate ao excesso de peso; a melhora na autoestima; diminuição da depressão, estresse e cansaço; aumento da disposição; fortalecimento do sistema imune; melhora da força e resistência muscular; fortalecimento de ossos e articulações; diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

“A prática de exercícios físicos também ameniza o efeito colateral de vários medicamentos”, explicou Rodrigo Swinka.

Acompanharam o anúncio dos Jogos Brasileiros para Transplantados o vice-prefeito Eduardo Pimentel, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein, o diretor de Esportes, Carlos Pijak Jr., o diretor do departamento da Juventude, Mário Augusto Fontoura Junior, o gestor público da Smelj, Hideo Garcia, e a assessora do gabinete do prefeito, Cynthia Juraszek Maia Batista.

Locais

As competições serão feitas em diferentes locais de Curitiba, a maioria em locais públicos administrados pela Prefeitura
Natação – Praça Oswaldo Cruz
Tênis – Centro de Esporte e Lazer (CEL) Xaxim
Atletismo – Universidades Positivo e UFPR
Ciclismo – Rua Dario Lopes dos Santos (Jardim Botânico)
Triatlo – serão utilizados os resultados das provas de natação, ciclismo e corrida.

Mais lidas

Copyright © 2019 - Grupo EDA **** CNPJ: 35.301.283/0001-96 **** www.grupoeda.com.br ****Contato: 43 9818-7783 ****

RSS
Follow by Email