Conecte-se Conosco

WEB RADIO DESTAQUE DO IVAÍ



 

Cidades

Apucarana garante recursos para acelerar obras de escolas e CMEIs

Publicado

em

“Tivemos hoje (15), em Brasília, uma reunião extremamente produtiva, com a Diretoria de Gestão, Articulação e de Projetos Educacionais (DIGAP), órgão do Ministério da Educação”. A avaliação é do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, que acompanhado de assessoria técnica do deputado federal Sérgio Souza, cumpriu agenda no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Conseguimos liberar o pagamento imediato de R$ 219.844,04, referente às obras da Escola do Residencial Interlagos. Vale ressaltar que esta medição estava parada desde o dia 23 de novembro e nesta reunião conseguimos a liberação”, assinalou.

No encontro com os técnicos do Ministério da Educação, também pediu prioridade na liberação do CMEI do Parque Bela Vista, que será construída em área já reservada, no encontro das ruas Alexandre Balan e Jonas matulaitis. Ao mesmo tempo, Junior da Femac fez uma checagem sobre a tramitação dos documentos relativos à nova escola que será construída no Residencial Solo Sagrado.

O prefeito cobrou ainda a liberação dos recursos referentes aos três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que estão sendo edificados no Núcleo Afonso Camargo, Loteamento Sanches dos Santos e no Jardim Catuaí. Conforme assegurou Tina Zazelis, diretora técnica da DIGAP, os recursos serão liberados em meados de fevereiro.

“Ao todo temos seis obras sendo realizadas em Apucarana, mediante parcerias firmadas entre a prefeitura, Autarquia Municipal de Educação e o Governo Federal. São mais de R$ 16 milhões de investimentos nestes novos prédios escolares, que irão gerar 480 novas vagas em creches e mais 720 novas vagas em escolas”, informou o prefeito Junior da Femac, avaliando positivamente os resultados de sua agenda no Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília.

Conforme argumenta o prefeito, são obras fundamentais para a educação de Apucarana. “Queremos ainda em 2021 dispor da escola do Interlagos e os dos três CMEIs do Afonso Camargo, Catuaí e Sanches dos Santos. Também vamos trabalhar para que tenhamos bem adiantadas as obras da escola do Solo Sagrado e do CMEI do Parque Bela Vista”, comentou.

A assessoria do deputado Sérgio Souza agendou e nos acompanhou na reunião.

De acordo com a engenheira civil da Autarquia Municipal de Educação (AME), Miriam Favoreto Corbacho,o Município possui quatro obras em execução, conveniadas com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e outras duas em fase de liberação.

Conforme explica a engenheira, além de problemas burocráticos nos repasses, as construtoras também foram afetadas pela pandemia do coronavírus e estão enfrentando dificuldades com a demora na entrega de materiais de construção. “Com isso, as obras tiveram atraso no seu cronograma de entrega, atingindo até o momento 57,61% do total no CMEI do Afonso Camargo; 70,86% no CMEI do Jardim Catuaí; 63,94% no CMEI do Sanches dos Santos; e 51,45% na escola do Residencial Interlagos”, informa a engenheira Miriam Favoreto Corbacho.

Mais lidas

Copyright © 2019 - Grupo EDA **** CNPJ: 35.301.283/0001-96 **** www.grupoeda.com.br ****Contato: 43 9818-7783 ****

RSS
Follow by Email