Conecte-se Conosco

WEB RADIO DESTAQUE DO IVAÍ



 

Cidades

Acompanhe as eleições 2020 no Paraná

Publicado

em

17:00 – Eleições encerradas! Acompanhe a apuração em tempo real das cidades: Apucarana – Arapongas – Califórnia – Cambira – Ivaiporã – Jandaia do Sul – Londrina. Clique aqui


16:59 – Novo sistema de contagem de votos, deve acelerar contagem de votos. Em eleições anteriores, os votos eram transmitidos para dos Cartórios Eleitorais para os TRE e depois para o TSE. A partir deste ano, os votos são transmitidos diretamente ao TSE.


16:58 – Membros do TRE-PR e de forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, afirmaram que as eleições ocorreram dentro da normalidade, no Paraná.

TRE-PR faz coletiva de imprensa antes do encerramento das seções eleitorais

16:43 – A candidata Tatiana Fruet, que disputa a Prefeitura de Foz do Iguaçu pelo Pros, votou pela manhã na Escola Municipal Augusto Werner, na Vila Carimã.

Candidata à Prefeitura de Foz do Iguaçu pelo Pros, Tatiana Fruet votou na Vila Carimã.

16:42 – Em Foz do Iguaçu, o candidato Alemão, do PCdoB, votou às 10h no Centro de Reabilitação IV.

Em Foz do Iguaçu, o candidato Alemão, do PCdoB, votou pela manhã.

16:41 – Ainda durante a coletiva de imprensa, a Polícia Militar informou que não foram registradas ocorrências envolvendo desobediência às normas relacionadas à pandemia de Covid-19.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, neste domingo (15)

16:39 – Até as 16h, a Polícia Militar tinha registrado 77 prisões por crimes eleitorais no Paraná. Também foram assinados 69 termos circunstanciados.

A PM também apreendeu 10.452 santinhos e panfletos, 262 adesivos, duas bandeiras e uma faixa em todo o estado.


16:35 – O desembargador Tito Campos de Paula disse que o TRE-PR estima uma abstenção no Paraná entre 25% e 30%, por causa da pandemia. Dados consolidados serão divulgados após o término da votação.


16:34 – Em coletiva de imprensa, o presidente do TRE-PR disse que o resultado das eleições, no Paraná, deve sair após cerca de duas horas de apuração.


16:33 – O candidato Ranieri, que concorre à Prefeitura de Foz do Iguaçu pelo PRTB, votou no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, no Jardim América.

Candidato Ranieri (PRTB), que concorre à Prefeitura de Foz do Iguaçu, votou no bairro Jardim América

16:32 – O candidato à Prefeitura de Londrina Delegado Águila (MDB) votou pela manhã na Faculdade Pitágoras, no Gleba Fazenda Palhano.

Candidato à Prefeitura de Londrina Delegado Águila (MDB)

16:30 – O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, disse que do total de quase 22 mil urnas eletrônicas, 135 foram substituídas, de acordo com boletim parcial.

Em oito cidades houve falta de energia elétrica, mas o sistema funcionou normalmente, não havendo interrupção da votação, de acordo com o presidente.


16:29 – Forte chuva atinge Londrina e causa queda de energia. Existem locais de votação no escuro.


16:22 – Até as 15h, 79 crimes eleitorais haviam sido registrados no Paraná, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Deste total, foram registrados 20 casos de boca de urna e sete ocorrências de compra de votos.

Em Curitiba, uma mulher foi presa por ter tirado foto da urna eletrônica.


16:01 – Em Laranjeiras do Sul, um homem foi levado para a delegacia com 16 santinhos que tinham notas de R$ 20 grampeadas, de acordo com a Polícia Militar.

A PM informou que o homem tem 38 anos e chegou a sair de um local de votação, onde conversava com eleitores, após pedido dos policiais. Mais tarde, a polícia encontrou o suspeito novamente conversando com eleitores em um carro.

O homem tentou fugir, segundo a PM, mas acabou sendo abordado.


15:51 – Na região, houve necessidade de troca de seis urnas em Apucarana, Cambira, Arapongas e Califórnia.

Segundo a chefe de cartório do Fórum Eleitoral de Apucarana, Andreia Milanin, quatro urnas apresentaram problemas na comarca e tiveram que ser substituídas. Em Apucarana, três urnas do Colégio Platão e escola Senador Marcos Freire foram trocadas. Já em Cambira, uma urna que estava instalada no Colégio Rosa Delucia Calsavara também foi substituída.


15:46 – O candidato Rodolfo Mota, de Apucarana, votou no colégio Osmar Guaracy Freire, no Núcleo Adriano Correia, onde mora.


15:42 – O candidato à reeleição em Apucarana, Júnior da Femac votou na Escola Braga Cortes


15:34 – Servidor público de Apucarana é preso fazendo boca de urna perto de escola. O flagrante foi feito pelo promotor Eduardo Cabrini. No carro que também estava irregular foi apreendido vasto material de campanha. O servidor foi encaminhado ao cartório da PM para elaboração de termo circunstanciado e o veículo ao pátio do 10º Batalhão.


15:28 – A candidata à Prefeitura de Maringá Akemi Nishimori (PL) votou no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, na Zona 05.

Candidata à Prefeitura de Maringá Akemi Nishimori (PL)

15:02 – Por causa do tempo de chuva em Foz do Iguaçu, a Polícia Federal não utilizou drones para auxiliar na fiscalização de crimes eleitorais.

O equipamento reforçaria, principalmente, a segurança na fronteira entre Brasil e Paraguai, pela Ponte Internacional da Amizade.


14:37 – O candidato à Prefeitura de Londrina Márcio Stamm (Podemos) votou pela manhã, no Colégio Estadual Hugo Simas, no Centro. Ele estava acompanhado da esposa.

Candidato à Prefeitura de Londrina Márcio Stamm (Podemos)

14:30 – O candidato à Prefeitura de Londrina Tiago Amaral (PSB) votou no Colégio Universitário, no Bairro Lima Azevedo.

Candidato à Prefeitura de Londrina Tiago Amaral (PSB)

14:10 – Até as 13h, a Polícia Militar (PM) registrou 46 prisões no Paraná por crimes eleitorais.

Quase 7 mil santinhos e panfletos, e 118 adesivos de candidatos foram apreendidos.

Além disso, 36 termos circunstanciados foram assinados. Dentre as ocorrências, 233 pessoas estavam envolvidas.

Um veículo foi apreendido no estado.

Desses números, duas prisões e dois termos circunstanciados foram registrados em Curitiba. 33 pessoas estavam envolvidas nas ocorrências da capital.


13:30 – NÃO SE ESQUEÇA! O uso da máscara é obrigatório durante a votação das Eleições 2020. Além disso, os eleitores devem levar a própria caneta para registrarem a assinatura.


12:45 – A candidata à Prefeitura de Curitiba Carol Arns (Podemos) votou no Colégio Estadual Guaíra, no Bairro Rebouças.

Ela estava acompanhada do pai, senador Flávio Arns, e pelo candidato a vice, Rolf Koerner.

Candidata à Prefeitura de Curitiba Carol Arns (Podemos)

12:20 – O ex-ministro da Justiça Sérgio Moro votou em Curitiba na manhã de hoje. Assim como os demais eleitores, o ex- juiz federal precisou aguardar na fila para poder votar. Ele votou às 11h18, no Clube Duque de Caxias.

Sérgio Moro aguardou na fila para entrar no local de votação em Curitiba

12:10 – Eleitores precisaram enfrentar fila em diversos locais de votação no Paraná. Um deles foi Clube Duque de Caxias, em Curitiba.

Eleitores enfrentam fila para votar no Clube Duque de Caxias, em Curitiba

11:37 – Um prisão por boca de urna foi registrada no município de Nova Aurora, na região oeste do Paraná. Segundo o Artigo 39, da Lei n° 9.504/97, boca de urna e arregimentação de Eleitores é crime no dia da eleição.


11:33 – Londrina – O atual prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Belinati (PP), chegou acompanhado da mãe para votar na manhã deste domingo (15) no Colégio Universitário, localizado na região central de Londrina. O local esteve bastante movimentado pela manhã. O candidato votou por volta das 10h15 com uma camiseta estampada com os dizeres: “Londrina, melhor cidade do Brasil para se viver”.

Laís Taine/Grupo Folha

11:32 – Londrina – Cassado pela Câmara Municipal em 2012, o ex-prefeito Barbosa Neto, do PDT, chegou ao Colégio Aplicação, na rua Piauí, perto das 10h. Ele votou na seção de número três e estava acompanhado da vice na sua chapa, a promotora de eventos Inez Stadler, e de sua irmã, Gláucia Barbosa, que tenta uma vaga na Câmara Municipal.

Rafael Machado/Grupo Folha

11:29 – A candidata à Prefeitura de Ponta Grossa professora Elizabeth Schmidt (PSD) votou por volta das 9h20, no Colégio Estadual Presidente Kennedy.

A professora Elizabeth esteve acompanhada de familiares e do seu candidato a vice, Capitão Saulo.

Candidata Professora Elizabeth votou por volta das 9h20 em Ponta Grossa

11:23 – Uma urna precisou ser substituída em Cianorte, no noroeste do Paraná, porque um eleitor escreveu com caneta o número de um candidato na tela do equipamento.

Segundo a Justiça Eleitoral, outro eleitor viu e avisou os mesários. A equipe da sessão tentou apagar com álcool, mas não conseguiu. Por este motivo, a urna foi substituída.

A pessoa que escreveu na tela não foi identificada.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), 39 urnas precisaram ser substituídas em todo o estado até as 11h .


11:15 – O candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald (Podemos), votou por volta das 9h no Colégio Bartolomeu Mitre.

Paulo Mac Donald votou por volta das 9h, no Colégio Bartolomeu Mitre

11:00 – Valdir Pignata, candidato à Prefeitura de Maringá pelo partido Cidadania, votou por volta das 9h na Unidade Polo.

Valdir Pignata, candidato a prefeito de Maringá pelo Cidadania, votou na manhã deste domingo

9:50 – José Luiz Bovo, candidato a prefeito de Maringá pelo Podemos, votou no Colégio Santo Inácio por volta das 9h30.

José Luiz Bovo, candidato à Prefeitura de Maringá pelo Podemos, votou por volta das 10h

No segundo maior local de votação em Ponta Grossa, foi registrado fila para o lado de fora do Colégio Estadual Elzira Correia de Sá, onde votam 4.596 pessoas.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, eleitores devem usar máscara e respeitar o distanciamento mínimo nas filas.

Colégio Estadual Elzira Correia de Sá registra fila para o lado de fora, em Ponta Grossa

No Colégio Estadual Branca do Nascimento, no Bairro Tingui, em Curitiba, havia filas por volta das 10h.

Em todas as nove seções, os eleitores respeitaram o distanciamento e a prioridade pra idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais. No local, 3.613 eleitores estão aptos a votar.

Eleitores respeitaram distanciamento mínimo no Colégio Estadual Branca do Nascimento, em Curitiba

O candidato à Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, Álvaro Loureiro Júnior (PV), votou no Sesc da Fernando de Noronha por volta das 9h.

Candidato a prefeito pelo PV, Álvaro Loureiro Júnior votou no Sesc da Fernando de Noronha, em Londrina

Maria Antônia Vaz, de 108 anos, votou na manhã deste domingo, em Pato Branco, no sudoeste do Paraná.

Acompanhada da filha e da neta, ela foi até o Colégio Mater Dei, no Centro, às 7h30.

“Votei para prefeito e vereador com a maior alegria. Tem que votar. Mesmo na minha idade, sempre venho”, disse Antônia.

Conhecida na cidade como vó Antônia, a eleitora centenária vota desde 1988, quando fez o título e passou a ter eleições em Mariópolis, no interior do Paraná.

A neta Claudia Natalina de Oliveira contou que enquanto a vó conseguir, sempre levará para votar.

“Para nós, além de ser um orgulho, é uma cidadã a mais para ajudar a decidir o próprio futuro da nossa nação. Participar é muito importante”, afirmou.

Antônia tem 108 anos e votou em Pato Branco

Em Londrina, o deputado federal Boca Aberta (Pros) , candidato a prefeito, votou às 9h no colégio Colégio Estadual Leonidas Sobrinho Porto, no Jardim Leonor.

O candidato esteve no local de votação acompanhado do candidato a vice-prefeito, Boca Aberta Júnior, e da mulher dele, candidata a vereadora, Mara Boca Aberta.

Deputado federal Boca Aberta, candidato a prefeito de Londrina, votou na manhã deste domingo (15)

O candidato à reeleição, o atual prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) votou por volta das 9h no Colégio Estadual Júlia Wanderley.

Greca estava acompanhado da mulher, a primeira-dama Margarita Sansone, e do candidato a vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD).

Rafael Greca votou em Curitiba na manhã deste domingo (15) acompanhado da primeira-dama e do candidato a vice-prefeito

O maior local de votação do Paraná fica em Foz do Iguaçu, lá votam 12.825 pessoas. Em Curitiba, o maior local de votação votam 10.571 eleitores. Ambos registraram filas pela manhã.

Houve também mudanças em alguns locais de votação, a fim de trazer mais segurança em relação a prevenção do coronavírus. É possível checar o seu local de votação por meio do site do TRE, pelo aplicativo E-Título, pelos Cartórios Eleitorais, ou pelo telefone 0800-640-8400.


A Polícia Federal (PF) de Cascavel, no oeste do Paraná, está utilizando drones para reforçar a fiscalização de crimes eleitorais.

As aronaves são pilotadas remotamente e fazem a gravação de imagens.

Neste momento, o equipamento está sendo utilizando no Colégio Marista e no Colégio Castelo Brando.

Durante as Eleições 2020, serão utilizados 24 equipamentos em diversos municípios do estado.

Drones começam a ser utilizados em Cascavel

Ex-governador do Paraná e ex-senador Roberto Requião votou na manhã de hoje no Colégio Júlia Wanderley. Ele estava acompanhado do deputado estadual Requião Filho (MDB).

Ex-governador Roberto Requião e o deputado estadual Requião Filho votam em Curitiba

Ex-governador Roberto Requião e o deputado estadual Requião Filho votam em Curitiba (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)


Eleitora compareceu sem máscara e foi impedida de votar em Cascavel

Eleitora compareceu sem máscara e foi impedida de votar em Cascavel (Foto: Alan Medeiros/RPC)

Uma eleitora de Cascavel compareceu ao local de votação sem máscara na manhã de hoje. Ela foi impedida de entrar na seção eleitoral pelos mesários.

Somente depois de conseguir uma máscara é que foi autorizada a votar.

“Quase não uso máscara. Coloquei depois e aí consegui votar”, disse Terezinha Loures Couto.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o uso de máscara é obrigatório. Além disso, o eleitor deverá entrar na seção eleitoral e se posicionar a um metro de distância do mesário, conforme a marcação no chão.

Anúncio

 

 

Instagram

CBX Insta Photos: Possible list of errors

  • Error retrieving data

Follow Me on Instagram

Facebook

Mais lidas

Copyright © 2019 - Grupo EDA **** CNPJ: 35.301.283/0001-96 **** www.grupoeda.com.br ****Contato: 43 9818-7783 ****

RSS
Follow by Email