Conecte-se Conosco

WEB RADIO DESTAQUE DO IVAÍ



 

Cidades

Rolândia – Estátuas de cobre do Museu da Imigração Japonesa são furtadas

Publicado

em

O Museu da Imigração Japonesa de Rolândia amanheceu com uma infeliz surpresa na manhã desta quarta-feira (11). Uma estátua de cobre, que pesaria cerca de 100 kg e teria 1,5m de altura, foi furtada das dependências do órgão durante a madrugada.

A “Escultura do Imigrante” possui duas peças, representando uma família – pai, mãe, filho e um bebê. A parte do pai e do filho é a que foi levada nesta madrugada. Os autores do crime cortaram a tela de proteção para entrar no local.

Como conta Fábio Iwakura, vice-presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, responsável pela administração do museu, a peça foi dada de presente por uma empresa nipônica em 1978, quando o órgão foi inaugurado.

“Em termos econômicos, 100kg de bronze têm um valor, mas o que conta para nós é o valor histórico da peça. A cada dez anos temos uma comemoração da imigração japonesa no Brasil, desde a década de 70 recebemos membros da família imperial no museu. É uma das esculturas mais importantes que temos”, aponta Iwakura. “Nossa esperança é que, por ser uma peça grande, tenham dificuldade de comercializar”.

Um BO foi registrado nesta manhã junto à Polícia Civil de Rolândia. O museu fica localizado em frente à estrada das Pitangueiras, em uma área aberta de 55mil metros quadrados e de pouco movimento, o que possivelmente favoreceu o furto. A estátua ficava próxima da rodovia, para identificar o museu. A parte que sobrou – com a mãe e a criança – foi recolhida.

Segundo a secretária de cultura de Rolândia, Patricia Cobra, a situação é lamentável: “não sabemos como esse material foi levado, porque as estátuas são feitas de metal pesado”. Para o vice-presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, é possível que duas ou três pessoas tenham realizado o crime, se utilizando de algum veículo utilitário para levar a escultura.

Anúncio

 

 

Instagram

CBX Insta Photos: Possible list of errors

  • Error retrieving data

Follow Me on Instagram

Facebook

Mais lidas

Copyright © 2019 - Grupo EDA **** CNPJ: 35.301.283/0001-96 **** www.grupoeda.com.br ****Contato: 43 9818-7783 ****

RSS
Follow by Email