Conecte-se Conosco

WEB RADIO DESTAQUE DO IVAÍ



 

Tecnologia

Facebook: golpe pode clonar conta e Messenger; saiba se proteger

Publicado

em

Clonar o Facebook e Messenger é uma prática criminosa empregada por muitos golpistas e, até mesmo, por parceiros. Entre os tipos de fraude aplicados nessas redes sociais estão a clonagem de contas e o uso de aplicativos espiões, os chamados stalkerwares. O uso desses apps cresceu no Brasil, principalmente entre companheiros ciumentos. Apps espiões podem interceptar chamadas e acessar o GPS do celular invadido em tempo real, além de enviarem para o invasor as mensagens trocadas em apps como o Messenger, WhatsApp e Snapchat. A partir desses programas, o espião consegue monitorar todas as atividades da vítima sem que ela saiba, o que é ilegal.

O outro golpe clona o Facebook de alguém para enganar amigos. Esse tipo de fraude “copia” o perfil do Facebook de alguém para, então, enviar mensagens para amigos pedindo dinheiro ou enviando links acompanhados de phishing ou malwares, com o intuito de infectar dispositivos com programas maliciosos e roubar informações pessoais. Abaixo, o TechTudo explica melhor como cada um dos golpes ocorre e traz dicas de como se proteger.

O que é clonagem de Facebook e Messenger?
A clonagem de perfis do Facebook e do Messenger não está associada a contas hackeadas ou ao uso de malwares que podem roubar senhas. Ela ocorre, na verdade, quando alguém mal-intencionado tenta se passar por você e cria um novo perfil na rede social utilizando o seu nome de usuário e sua foto. Dessa forma, o criminoso consegue clonar o seu perfil utilizando as informações públicas da sua conta e, a partir daí, busca por seus amigos no Facebook para enviar pedidos de amizade, levando a crer que você criou uma nova conta na rede social.

Com um perfil que parece autêntico, o cibercriminoso se aproveita da sua lista de contatos para aplicar golpes e enviar mensagens para seus amigos pedindo dinheiro ou, ainda, acompanhadas de links de phishing com softwares capazes de roubar informações pessoais deles. O golpe do Facebook clonado pode parecer inofensivo para alguns, mas pode trazer riscos e, por isso, é preciso estar atento a novos pedidos de amizade de pessoas que você já tem na sua lista de contatos.

Mais lidas

Copyright © 2019 - Grupo EDA **** CNPJ: 35.301.283/0001-96 **** www.grupoeda.com.br ****Contato: 43 9818-7783 ****

RSS
Follow by Email