Conecte-se Conosco

WEB RADIO DESTAQUE DO IVAÍ



 

Cidades

Foz do Iguaçu – Internautas escolhem nome para nova onça-pintada flagrada no Parque Nacional do Iguaçu

Publicado

em

Com 65% dos votos, os internautas escolheram o nome Kaluanã para a nova onça-pintada flagrada no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O projeto Onças do Iguaçu divulgou o resultado da votação online nesta terça-feira (21).

O animal é um macho adulto que, de acordo com a posição das manchas na pelagem, não estava nos registros do projeto. Ele foi flagrado por uma das 60 armadilhas fotográficas, que monitoram no parque a espécie ameaçada de extinção.

Segundo a equipe do projeto, esta é a terceira onça nova descoberta pelas câmeras do projeto em 2020.

A votação ocorreu pelas redes sociais do Onças do Iguaçu e o nome escolhido contou com 299 votos no Instagram. A outra opção, também de origem indígena, era Yeakekan, que quer dizer “som do céu”, e teve 160 votos.

Conforme o projeto, é sempre uma alegria registrar uma nova onça-pintada, pois enche os corações de esperança ao ver a preservação da espécie.

Novos animais
De acordo com a coordenadora do projeto, Yara Barros, não é possível dizer que o aparecimento dos novos animais está relacionado à suspensão da visitação de turistas no Parque Nacional do Iguaçu.

“Não há analise de dados que comprovem alguma relação. Vamos estudar isso ainda”, afirmou.

O parque foi fechado para visitação no dia 1º de julho por causa da pandemia do novo coronavírus.

Trabalho na pandemia
Além da votação pelo nome da nova onça, o projeto tem contado ainda mais com a participação do público nas redes sociais nesse período de pandeia.

A equipe está usando o espaço para reforçar o trabalho de educação ambiental que, antes do distanciamento social, era feito em instituições, como escolas de Foz do Iguaçu e região.

De acordo com a coordenadora, desde março, o projeto se adaptou e reduziu o trabalho em campo, mas não parou. O monitoramento com as armadilhas fotográficas, por exemplo, é uma das ações que continua ativa.

“A maior ameaça das onças é o medo, que vem da falta de conhecimento. Quanto mais você fala sobre o assunto, mais você substitui o medo por encantamento. Quanto mais corações pudermos atingir, melhor é, pois o amor pelos animais é contagioso. Salvar onças é uma responsabilidade de todos nós.”

Censo 2020
Desde 2009, especialistas do projeto Onças do Iguaçu realizam um censo da espécie.

No último levantamento, divulgado em novembro de 2019, referente ao resultado de 2018, foram encontradas 28 onças-pintadas no parque.

Segundo a coordenadora do projeto, a princípio, o censo de 2020 está suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus, mas a equipe de especialistas continua estudando a possibilidade de realiza-lo no final de 2020 ou adiá-lo para 2021.

De acordo com os dados do último levantamento, o número de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, aumentou 27% em dois anos.

Em 2016, havia 22 animais da espécie. Em 2009, eram 11 onças.

Mais lidas

Copyright © 2019 - Grupo EDA **** CNPJ: 35.301.283/0001-96 **** www.grupoeda.com.br ****Contato: 43 9818-7783 ****

RSS
Follow by Email