Conecte-se Conosco

WEB RADIO DESTAQUE DO IVAÍ



 

Tecnologia

Como solicitar seguro-desemprego pelo app Carteira de Trabalho Digital

Publicado

em

É possível solicitar o seguro-desemprego sem sair de casa com o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O benefício é uma forma de assistência aos trabalhadores que perderam seus empregos sem justa causa e que não têm outra fonte de renda. Esse dinheiro é recolhido durante o período trabalhado por meio do PIS/PASEP e é fornecido ao trabalhador por tempo limitado.

Além dos trabalhadores demitidos sem justa causa, têm direito ao seguro-desemprego pescadores artesanais durante a época de proibição de pesca, trabalhadores resgatados em regime de escravidão ou semelhante, e trabalhadores com contrato suspenso por motivo de qualificação profissional. O aplicativo Carteira de Trabalho Digital também permite exportar a CPTS em um documento PDF, acessar contratos de trabalho e acompanhar o Benefício Emergencial (BEm).

Cálculo do seguro-desemprego

O cálculo do valor das parcelas do trabalhador formal é feito com base na média dos salários dos últimos três meses de serviço. Já para o pescador artesanal, para o empregado doméstico e para o trabalhador resgatado, o valor é de um salário mínimo (no momento, R$ 1.045). A Secretaria do Trabalho, atualmente vinculada ao Ministério da Economia, é responsável por definir valores e número de parcelas.

Continue Lendo
Clique para adicionar um comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2019 - Grupo EDA **** CNPJ: 35.301.283/0001-96 **** www.grupoeda.com.br ****Contato: 43 9818-7783 ****

RSS
Follow by Email