Conecte-se Conosco

WEB RADIO DESTAQUE DO IVAÍ



 

Cidades

Londrina – Começa a reconstrução do Pronto Atendimento do Leonor

Publicado

em

O prefeito Marcelo Belinati assinou, na manhã desta terça-feira (7), a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de reforma do Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor. Com funcionamento diário de 24 horas e implantado no final da década de 1970, o Pronto Atendimento do Leonor não recebia melhorias ou intervenções significativas em sua estrutura desde 2003.

A empresa que vai executar a reforma é a Construtora Regioli, vencedora do processo licitatório nº 23/2019. No local, serão investidos recursos públicos na ordem de R$937.791,29 e a obra deverá ser concluída em um prazo máximo de 210 dias, equivalentes a sete meses, contados a partir da entrega da Ordem de Serviço.

Com a reforma da unidade do Jardim Leonor, haverá a correção dos problemas de rachaduras e infiltrações, com nova estrutura de madeira para cobertura, substituição total das telhas, calhas e rufos, impermeabilização de lajes, troca de portas de madeiras danificadas, revisão de esquadrias metálicas e execução de revestimentos cerâmicos em paredes, dentre outras melhorias.

O cronograma também contempla execução e instalação de aparelhos ar condicionado, novos reservatórios de agua, instalações de torneiras automáticas, substituição de vasos sanitários e lavatórios, revisão e readequações das instalações hidráulicas, e dos banheiros com acessibilidade. Para adequação dos ambientes, execução de parede em alvenaria e gesso acartonado.

Haverá ainda alterações nas instalações elétricas, com execução de pontos de lógicas, tomadas e telefones, substituição dos cabos elétricos e de cabos interruptores, execução de pisos e de armários de madeira sob bancadas, pintura interna e externa de paredes, piso e muros, poda de árvores e recuperação do passeio público, entre outros.

Com as intervenções, a previsão é promover melhorias no dimensionamento dos espaços, facilitando o fluxo de trabalho, adequação para os serviços de emergência em saúde e melhora também na qualificação do atendimento aos pacientes do Pronto Atendimento.

O prefeito Marcelo Belinati lembrou que o PA do Leonor, inaugurado há cerca de 40 anos, foi um dos primeiros do Brasil, em atendimento 24 horas, a nível municipal, virando referência no cenário nacional. Ele destacou que o local necessita de uma ampla reforma de sua estrutura, que foi se deteriorando ao longo do tempo, para atender os servidores e a comunidade com mais qualidade. “Além da reforma, também serão trocados móveis e equipamentos e instalados aparelhos de ar condicionado”, informou.

O prefeito também explicou que, paralelamente, a prefeitura está construindo a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Rita, que era alocada no mesmo espaço do PA. “Como o atendimento da UBS e do PA eram no mesmo local, havia um pouco de tumulto por conta disso, prejudicando o atendimento. Agora, estamos construindo uma nova UBS, no Jardim Santa Rita, cujas obras já estão adiantadas, e agora será feita toda a reestruturação e reconstrução do PA do Leonor, que vai utilizar também a área que antes era ocupada pela UBS, podendo ampliar o atendimento à população e atender com mais conforto a comunidade da região”, contou.

O secretário de Saúde, Felippe Machado, informou que, por enquanto, os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos na mesma estrutura, durante a reforma, uma vez que a obra será iniciada pela estrutura que alocava a UBS. “Provavelmente em meados de fevereiro será necessário liberar a estrutura do pronto atendimento e estaremos vendo um local adequado para atender a comunidade desta região”, afirmou.

Avanços – O secretário enfatizou que a reforma das unidades faz parte de um grande Programa de Restruturação da Saúde Pública Municipal, que contempla também a troca de equipamentos e mobiliários, reforma do PAI e da Maternidade Municipal, além da construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro Especializado de Reabilitação (CER), para atender pessoas com deficiência; implantação do Prontuário Eletrônico, do Cartão Saúde Cidadão, Contratação de Médicos, a criação do Centro de Referência em Atendimento a Pediatria e Ginecologia.

Desde 2017, já foram entregues 17 unidades de saúde, totalmente reformadas, nesta administração: UBSs do Panissa, do CSU, Pind, Vila Casoni, Ernani Moura Lima, Carnascialli, Jardim do Sol, Alvorada, Selva, Warta, Paiquerê, Maria Cecília, Piza e João Paz, CAPS Infantil, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Farmácia Municipal. Além destas, outras seis encontram-se em reforma: PAI, Maternidade Municipal e UBSs do Santa Rita, Lerrovile, Maravilha e Jardim Ideal, e outras 18 devem iniciar nos próximos dias.

O presidente da Associação de Moradores do Leonor, Irineu Marques da Silva, falando em nome de toda a comunidade, agradeceu ao prefeito e ao secretário da pasta pela conquista e disse que a reforma do local representa uma alegria para toda a região oeste de Londrina. “Foram anos reivindicando, para outras gestões, isso que hoje se concretiza. Friso a importância da participação das pessoas nas políticas públicas e agradeço a todas as lideranças comunitárias que contribuíram para que isso se tornasse realidade”, disse.

Entre os presentes na solenidade, estiveram os vereadores Vilson Bitencourt, Péricles Deliberador e Jamil Janene; o deputado federal Boca Aberta, a coordenadora da UBS do Leonor, Sônia Maria do Nascimento Martins; representando a construtora Regioli, Larissa Stein; o pastor Wilson Denin e o padre Dirceu Junior dos Reis, além de servidores e a comunidade local.

Mais lidas

Copyright © 2019 - Grupo EDA **** CNPJ: 35.301.283/0001-96 **** www.grupoeda.com.br ****Contato: 43 9818-7783 ****

RSS
Follow by Email